domingo, 17 de outubro de 2010

Gestão de colónias de gatos em Aveiro (Portugal)

Um problema mundial e crescente são as colônias de gatos urbanos, que multiplicam-se exponencialmente apesar da grande mortalidade associada, perturbam os "vizinhos", pois entram nas casas, sobem nos carros, sujam a rua, etc., além de serem considerados focos de doenças...estas colônias são formadas principalmente por gatos abandonados pelos donos, quando crescem e se tornam "indesejáveis", ou quando a sua gata fêmea não castrada e com acesso livre a rua aparece "premiada", ou seja, grávida de filhotes indesejados pelos humanos...neste caso, pouco tempo depois que os bebês nascem, os humanos os largam em uma via pública para que "morram longe dos seus olhos" ou que "alguém adote" e assuma a responsabilidade...além dos sobreviventes do abandono, existe um número crescente de gatos "ferais" (animais nascidos na rua e com características de comportamento selvagem, não domesticáveis...) nas colônias, o que dificulta muito a manipulação e o gerenciamento destas.

Visando iniciar um projeto piloto em uma freguesia de Aveiro (Vera Cruz), o Projeto Resgate Animal irá propor a comunidade local uma campanha de gerenciamento de uma colônia de gatos bastante conhecida pelos moradores e frequentadores locais, vista com "maus olhos" pela maioria, mas com compaixão por outros...convidamos as pessoas que tem uma postura de "cidadão ativo" na sociedade aveirense a se juntarem a esta idéia, que não somente irá beneficiar os animais de rua, mas até mesmo os "antipatizantes" dos gatos, visto que tem como maior objectivo reduzir a quantidade de gatos na rua e oferecer um espaço para sua organização e sobrevivência digna!


Agradecemos desde já a todos os voluntários e a todas as pessoas que se preocupam com uma vida melhor para todos os seres vivos!


Equipe do Projeto Resgate Animal

2 comentários:

  1. oque me deixa chateada é que nunca essas iniciativas sao no RJ- Brasil .. sao tantos animais abandonados por aqui , e eu me sinto impotente por não poder ajudar :/

    ResponderExcluir
  2. Juliana, não consegui acessar seu perfil para te responder...espero que você olhe aqui de novo...na verdade existe um projeto maravilhoso no Rio...aqui vai o site deles: http://gatosdorio.sites.uol.com.br/
    Entre em contato com eles e veja como pode ajudar ou como eles podem ajudar nos casos que você conhece! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir