sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Adoção Responsável

Texto excelente sobre adoção responsável do GATOS DO RIO!!!
(http://gatosdorio.sites.uol.com.br/)

PARA PENSAR ANTES DE ADOTAR:

1 - Você tem condições de ter um gato ?
Gatos precisam de areia sanitária, alimentação de qualidade e cuidados veterinários, vacinas, vermífugos e anti-pulgas. Isso implica gastos. Também precisam de atenção e cuidados com a higiene. Se você não tem como manter um animal agora, não adote. Existem muitas outras formas de ajudar.

2 - Sua casa é segura ? Muros altos, grades de malha fechada ou telas nas janelas ?
Gatos precisam de segurança, não de acesso à rua. Gatos não precisam desse tipo de liberdade, e sim de um dono responsável. Se você mora em apartamento, saiba que gatos caem das janelas e morrem com freqüência. Se você não tem com manter um gato dentro de casa, adote um coelho, um hamster, ou um cão, jamais um gato.

3 - Você está consciente da necessidade de castrar tanto machos quanto fêmeas ?
Procriação é para criadores com gatil registrado e interesse em aperfeiçoar as diversas raças de gatos. Se você ama os animais, castre, para que amanhã mais gatos não sejam colocados nas ruas. Se você quer ter filhotinhos em casa, adote mais um gato. Se quer que seus filhos presenciem "o milagre da vida", acolha uma fêmea grávida. E claro, castre-a tão logo seja possível.

4 - Você está preparado para assumir e respeitar o gato como ele é ?
Gatos miam, soltam pêlos, correm pela casa, sobem nos móveis, afiam as unhas no sofá, quebram alguns bibelôs e eventualmente fazem sujeira e tiram as coisas do lugar. Se você tem em mente algo que não faça bagunça, não emita sons, não deforme e não solte as tiras, adote um par de Havaianas.

5 - Você está disposto a cuidar com responsabilidade do gato por toda a vida ?
Gatos podem viver 20 anos ou mais. Você está disposto a cuidar dele durante todo esse tempo, aconteça o que acontecer ? Está disposto a mantê-lo com você mesmo que mude de cidade, case ou tenha filhos ? Lembre-se que os animais têm sentimentos e sofrem com rejeição e abandono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário