domingo, 21 de novembro de 2010

Final triste...notícias da Colónia da Vera Cruz (Aveiro, Portugal)

Esta semana a colónia da Vera Cruz teve uma "baixa"...infelizmente, um dos primeiros gatinhos que me relacionei e cuidei nesta colónia, o Magrão, apareceu chorando na minha janela na segunda-feira, dia 15/11, no início da madrugada...abri a janela e ele entrou pedindo carinho (nunca havia feito isto...se aproximar espontaneamente pedindo carinho...). Achei estranho e reparei que ele estava muito mais magro que o normal (que já era assustador, pois apareciam todos os ossos!)...coloquei-o na transportadora e o levei para um quarto, para deixá-lo separado dos outros gatinhos...ele comeu uma saqueta de Whyskas quase inteira e então deitou e dormiu, sempre chorando baixinho...fiquei sentada à frente dele fazendo carinho, aqueci-o bastante com cobertinhas de lã e percebi que ele estava realmente muito mal...cerca de 1 hora depois, ele levantou demonstrando dor, e fez muita diarréia, avermelhada, parecendo ter sangue...deitou novamente e fiquei mais 3 horas fazendo carinho nele, pois realmente eu acreditava que ele morreria a qualquer momento...como ele não morreu e seguia dormindo, fui descansar também...no dia seguinte, a terça-feira, ele não comeu mais, não levantou mais, tentei dar soro caseiro na boca dele com uma seringa e não adiantou, pois ele nem mexia mais a boca direito, não engolindo...e apenas chorava...deste modo, decidi que não iria prolongar mais aquele sofrimento...levei-o para a clínica veterinária que ajuda o projeto (a VetRia, da Dra. Paula e Dr. João) e fizemos a eutanásia...foi muito dolorido para mim, pois senti como uma derrota, visto que este foi o primeiro gatinho que mediquei e acreditei que poderia salvar...e não adiantou...além disto, a grande propabilidade dele ter morrido de SIDA ou Leucemia felinos me apavoram devido ao seu alto poder de contaminação, o que poderia indicar que toda ou a maioria da colónia sejam portadores também destas doenças incuráveis! Além dos gatinhos que possuem donos que não percebem a importância de mantê-los em casa longe destas ameaças...Enfim, foi uma semana muito triste e o Magrão fará muita falta! Espero que ele descanse em paz, e esteja em um lugar e situação muito melhor do que a que ele vivia aqui...
Magrão! irei lembrar de ti sempre como aquele gatinho meigo e tranquilo que estava sempre por perto!

Um comentário:

  1. Ai, tadinho, Marcia! Agora ele está bem. Imagino o teu sofrimento em ter que levá-lo para a clínica. Mas a gente tem que pensar no que é melhor para eles né?
    Beijão, anjo!

    ResponderExcluir